terça-feira, 21 de agosto de 2007

NOITE NO PELOURINHO * de Marantbarfer

Prrrembatipumpeba, prrrembatipumpeba nunca mais
Pipoca aquí, alí, pipoca lá, nessa ladeira uma dor, um grito, um aí
Sombras coloridas, de outras vidas no lado em folha novo, tão vizinho
Piso nessas pedras, desço escorregando, ralo minha história, choro, é o Pelourinho

Olho o mar e vejo a caravela dos meus bisavós, ancestrais, chibata e a poesia
Olho o negro louro, o branco preto, o olho azul, o verde, o dente. Gente tantas em uma só, que mói farinha
Olho o moço que me espia e pisca, e a moça que me pede um amor que não sacia
O pêlo exposto na virilha, um caminho pro brinco feito com batom, louca trilha
Tento entender a dor e a alegria nos olhos que brilham nos olhos da Bahia
A fé no arauto, na vela, Oxum, presentes, no mar, na Virgem Maria

Ouço a canção que vem de longe, batida em mãos calejadas, num trilho rouco de bonde
É um lamento de rei, de rainha, festa de senzala, batuque de longe, de onde, de onde, de onde?
O terreiro em volta de mim à dançar, à rezar e à tentar sarar esse rasgo e ferida
Gente que conta e explica o que eu jamais ví ou pensei que passei e vivi n'outras vidas

Mostra à meu coração renovado que uma noite é nada, é parda, é pouca
Canta aquela canção de noivado, de corpo no corpo, suado, que atrai e comove a moça
Prá que me toque com a mão de amada, em carícias, afagos e me beije a boca
Lançando no céu da minha, a fúria, a lixa, a serpente rubra, de sua língua louca Urrando o prazer do sabor do amor, soco o couro do tambor no porão do navio
Banhado de dor e suor, na beira da fogueira tremo à sentir frio
Só prá depois poder morrer de arfar o veneno do peito de bronze, na luxúria, no cio
À debulhar a mulher que gargalha num gozo e me pede um filho

Prrrembatipumpeba, prrrembatipumpeba nunca mais
Pipoca aquí, alí, pipoca lá, nessa ladeira uma dor, um grito um ái
Sombras coloridas, de outras vidas no lado em folha tão vizinho
Piso nessas pedras, desço escorregando, ralo minha história, choro, é o pelourinho!

Nenhum comentário: